Associações


ESCOLA DE MÚSICA DA QUINTA DO PICADO
A constituição de uma Escola de Música na Quinta do Picado, fundada a 10 de Dezembro de 1974, foi o início da história desta Associação.
O surgimento dos primeiros alunos e o trabalho contínuo dos Professores fundadores constituíram assim os alicerces que deram origem à Banda, sendo que a primeira apresentação pública da Banda foi na Quinta do Picado, sob a égide do Maestro Fundador José Balseiro. Desde a sua fundação em 1974, a direção artística da Banda conheceu apenas outros dois maestros - Victor Saudade e Hugo Marinheiro - que foram sucessivamente elevando o nível artístico.
Por uma razão histórica, a Escola de Música é considerada o ex-libris da Associação, e providencia o ensino da Música por Professores experientes, aos futuros instrumentistas da Banda da Quinta do Picado. Ano após ano a Escola tem inscritos largas dezenas de alunos, que têm aulas de Formação Musical, Instrumento e Classes de Conjunto. A Escola é organizada pelo modelo curricular dos Conservatórios e Academias de Ensino Artístico Especializado e apresenta resultados visíveis no crescimento sustentado e no futuro de Músicos Profissionais, como é prova o ingresso crescente de alunos nos Conservatórios oficiais, músicos com a sua base na Escola que são admitidos em Instituições do Ensino Superior em Música, músicos que fazem hoje parte de grandes orquestras e até vencedores de concursos nacionais e internacionais.
Sendo a Banda da Quinta do Picado a valência principal da Associação, existe também em funcionamento uma Orquestra Ligeira, uma Orquestra Juvenil e uma Orquestra Infantil, que permitem não só aumentar o expoente de desenvolvimento, evolução e adaptação dos alunos a formações instrumentais largadas, mas também representar a Associação em diversos eventos culturais. Paralelamente ao funcionamento destas valências culturais representativas da Associação e dinamizadoras da sociedade, existem ainda grupos de música de câmara, um Coro Litúrgico e um Grupo de Modinhas Populares.
Com uma agenda anual de serviços bastante preenchida, a Banda da Quinta do Picado tem, na atualidade, um largo efetivo de músicos, na sua maioria formados pela sua Escola de Música. Já se apresentou em concerto com conhecidos artistas como Luís Represas e FF (Fernando Fernandes), apresenta-se regularmente de Norte a Sul do país, participando em algumas das maiores romarias nacionais (como é o caso, por exemplo, de Santa Marta de Portuzelo, a 2ª mais relevante no concelho de Viana do Castelo), e foi ainda condecorada em 2016 com a Medalha de Mérito da Freguesia de Aradas.
Na atualidade é Presidente da Direção o Eng. Vítor Silva, personalidade ligada intrinsecamente à maior fase de evolução da Banda, e desde 2011 até aos dias de hoje, a direção artística da Banda da Quinta do Picado encontra-se sob a batuta do Professor e Maestro Óscar Saraiva, figura que eleva o patamar artístico da Associação.

CORAL DE SÃO PEDRO DE ARADAS
O Coral de São Pedro de Aradas foi formalmente constituído em Associação por escritura pública de 9 de Maio de 1997, tendo feito a sua apresentação oficial a 21 de Junho do mesmo ano.
Organiza três concertos por ano na freguesia: Concertos de Boas Festas, de Aniversário e do Padroeiro, participando igualmente nos Encontros de Coros de Natal e das Festas do Município de Aveiro, actuando ainda sistematicamente em diversas freguesias do Concelho.
Neste curto espaço de tempo participou já em mais de duas centenas de concertos, tendo actuado em quase todos os Distritos do País.
Em Setembro de 1998 recebeu o Coro de Câmara de Lobos, da região autónoma da Madeira, tendo-se deslocado àquela Ilha em Abril de 2000, onde realizou três concertos.
Realizou intercâmbios com coros de várias cidades da vizinha Espanha tais como: La Coruña e O Porriño, na Galiza; Loja e Jaén, na Andaluzia; e Turón, nas Astúrias.
Em Outubro de 2006 deslocou-se à região de Toulouse (França), a convite do Ensemble Vocal de Castanet Tolosan onde realizou dois concertos, tendo retribuído essa visita em Abril de 2007. Em Junho de 2009 voltou a deslocar-se a França, tendo realizado concertos em Bourges e Toulouse.
O seu repertório, bastante diversificado, abrange obras da Renascença à época contemporânea, de música erudita ou tradicional, tanto profana como sacra.
Em Maio de 2007, aquando das comemorações do seu X Aniversário, apresentou pela primeira vez uma peça Coral-sinfónica, o TE DEUM H 146 de M. A. Charpentier, tendo para tal a colaboração da Filarmonia das Beiras. Esta iniciativa foi continuada nos anos seguintes com a apresentação integral do MAGNIFICAT, SWV 468, de Heinrich Schütz e da CANTATA BWV 147, de Johann Sebastian Bach. Em 2018 apresentou a Via Crucis (LW J33) de Ferenc Liszt.
O grupo, constituído por cerca de 35 elementos, é bastante heterogéneo, quer no que respeita a profissões quer quanto a faixas etárias.
Foi declarada a Utilidade Pública do Coral de S. Pedro de Aradas por despacho publicado no Diário da República, 2.ª série – N.º 128 – de 5 de Julho de 2013.
Desde a fundação e até Dezembro de 2012 foi seu Director Artístico o professor Manuel Sarrico. A partir de Janeiro de 2013 essas funções passaram a ser exercidas pelo professor Miguel Rodrigues, que cessou funções em Junho de 2015, altura a partir da qual voltou a reassumir a Direção Artística o professor Manuel Sarrico.

ACAD - ASSOCIAÇÃO CULTURAL DE ARADAS
A ACAD, Associação Cultural de Aradas, surgiu em 1994 como forma de resposta à falta de oferta cultural existente na Freguesia.
Da sua história fazem parte actividades como cursos de idiomas, música, artes plásticas, exposições, actividade editorial, tempos livres para crianças, desporto e dança, e sobretudo o teatro. Fazer e trazer o teatro a Aradas e a Aveiro com diversos espetáculos amadores e profissionais colocou a ACAD no mapa regional e nacional.
A ACAD mudou o panorama cultural da Freguesia. Abriu portas e traçou caminho para que a oferta em Aradas e Aveiro a este nível seja hoje mais rica e vasta, para que outras coletividades surgissem e seguissem o seu próprio percurso, enriquecendo também os Aradenses.
A ACAD orgulha-se de ter sido este o seu caminho, e desta que é a sua história.

ASSOCIAÇÃO MAIS BONSUCESSO
Associação Mais Bonsucesso «Ideias Convida», cujo objecto social consiste na promoção de atividades culturais, desportivas e recreativas, da Freguesia.

ADAC - ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DO CAROCHO
A Associação Amigos do Carôcho foi constituída em 20 de dezembro de 1975, tendo a fonte aí existente dado o nome à Associação. Nos seus primórdios a Associação surgiu para reabilitar o referido fontanário do Carôcho, para construir um parque infantil e um espaço cultural e recreativo.
A Associação conheceu um grande crescimento, tendo adquirido novas parcelas de terreno, edificado um pavilhão sede, um polidesportivo, uma pista de motocross e um parque de merendas.
Para além do motocross (1ª modalidade desportiva praticada), foram também criadas as secções de atletismo, teatro, cicloturismo, futsal e o ainda Grupo de Danças e Cantares da ADAC, todas federadas no INATEL.
Atualmente, a Associação mantém em funcionamento o Grupo de Danças e Cantares.

CORPO NACIONAL DE ESCUTAS - AGRUPAMENTO 1157 SÃO PEDRO DE ARADAS
O Agrupamento de Escuteiros de Aradas, foi fundado em 7 de novembro de 1999 e tem como patrono o São Pedro.
Trata-se de uma escola de valores para todos os que decidem ser Escuteiros e tem como objetivo preparar esses elementos para serem cidadãos íntegros e vistos como exemplo a seguir na vida quotidiana em sociedade.
Com um efetivo a rondar os 100 elementos, o Agrupamento está dividido em 4 secções, consoante a respetiva faixa etária. Estes grupos têm a designação de Lobitos, Exploradores, Pioneiros e Caminheiros, permanecendo cada escuteiro por um período de 4 anos em cada secção. Estas secções são orientadas por equipas de adultos que têm a função de enquadrar pedagogicamente todos os seus elementos de acordo com os fundamentos do escutismo.
Os Lobitos do nosso Agrupamento formam a Alcateia n.º 44 de Santo António e a cor do lenço é o Amarelo (debruado a branco), cor do Sol e da Alegria.
Os Exploradores do nosso Agrupamento formam a Expedição n.º 48 de São João Batista e a cor do lenço é o Verde (debruado a branco), cor da Esperança e da Natureza.
Os Pioneiros do nosso Agrupamento formam a Comunidade n.º 43 de São Paulo e a cor do lenço é o Azul (debruado a branco), cor do Mar e do Céu.
Os Caminheiros do nosso Agrupamento formam o Clã Wangari Maathai e a cor do lenço é o Vermelho (debruado a branco), cor do Fogo e do Espírito Santo.
Acompanhe o nosso Agrupamento em: www.facebook.com/agr1157.cne
Os nossos contactos: Largo São Sebastião, n.º 26 | Aradas | Aveiro | geral.1157@escutismo.pt
Saiba mais em: www.escutismo.pt

ASSOCIAÇÃO DE CRIADORES DE RAÇA MARINHOA
Associação sedeada na Quinta da Medela em Verdemilho, onde este bovino é alimentado à base de pastagens e, ainda hoje, usado nos trabalhos agrícolas. Actualmente, existem cerca de 4 mil animais de raça marinhoa, predominantemente na região ribeirinha dos campos do Baixo Vouga Lagunar, como a Murtosa, Estarreja, Aveiro e Albergaria-A-Velha.
A raça bovina marinhoa já se encontra certificada com a "Denominação de Origem Protegida", o que obriga que a carne seja produzida pelas regras estipuladas no caderno de especificações. A carne foi posta há dois anos à venda em diversos talhos da região.
Encontram-se recenseados cerca de 2500 produtores. As explorações são efetivos de muito pequena dimensão (1 a 2 vacas por exploração) e frequentemente utilizados para trabalho.

ASSOCIAÇÃO DE PRODUTORES DE OVOS MOLES DE AVEIRO
Praceta Ílhavo | Mercado Santiago - Loja AA | Aradas | 3810-145 AVEIRO | Tel: (+351) 234428829 | Fax.: (+351) 234423076 | E-mail: apoma@sapo.pt | Site: http://www.apoma.pt

FUTEBOL CLUBE DE BOM-SUCESSO
Fundado em 1952, na freguesia de Aradas, periferia da cidade de Aveiro e Ílhavo, produto de um mero acaso de sorteio cujo primeiro prémio era um conjunto de equipamentos desportivos, cedo o FC Bom Sucesso se organizou e se tornou um importante Pólo de prática desportiva para centenas de praticantes.
O FC Bom Sucesso corporiza a essência da verdade desportiva: Lealdade, Honra, Ética, Camaradagem, Respeito e Brio na prática das modalidades de artes marciais, hoquei em patins, futebol, patinagem, ténis de mesa.
E-mail: fcbfutebol@gmail.com
Rede social: https://www.facebook.com/Futebol-Clube-do-Bom-Sucesso-1404266273186556/

SOMAMARATONAS-ASSOCIAÇÃO
Esta associação tem origem num clube do lugar de Verdemilho, que iniciou a sua atividade no pós 25 de Abril, iniciando-se na competição a nível federado nos finais dessa década.
Uma geração passa e surgem os ex-atletas, outrora jovens, agora adultos, que assumem responsabilidades sociais, culturais e desportivas e redinamizam o Grupo Desportivo de Verdemilho.
Em 2010, este grupo de amigos constitui uma associação, correspondendo às exigências legais vigentes, à qual é dado o nome Somamaratonas-Associação.
A formação é forte aposta e nesse sentido temos uma escola de btt em pleno funcionamento, cumprindo o Projeto Escolas de Ciclismo da FPC.
A formação de jovens atletas é de extrema importância para o futuro da modalidade. Como tal, a continuidade do Projeto Escola é fundamental para projetar o Clube no futuro, revelar aptidões, e fomentar a prática saudável do desporto como cultura de vida. Com a criação da equipa de XC, abrem-se novos horizontes à Escola, com os mais jovens atletas e praticantes a terem uma meta a atingir. Também passarão a ter referências internas no mundo competitivo. A conjugação da Competição/Formação será o garante do futuro associativo e estaremos na linha da frente na estruturação e aplicação de projetos voltados para o desenvolvimento e promoção da modalidade no País.
Além das participações ao nível desportivo, acrescentamos a realização de eventos de BTT no Lugar de Verdemilho nomeadamente encontro regional de escolas.
A sede social da coletividade situa-se no Edifício Escolas José Lebre, em Verdemilho, onde detemos um pequeno ginásio, balneário e zona social!

APAR – ASSOCIAÇÃO DE PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO
A APAR - Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas de Aradas, foi fundada em 14 de Dezembro de 2007, e tomou posse das suas funções a 16 de Janeiro de 2008.
Esta surgiu da vontade de unir pais e encarregados de educação, a fim de promover melhorias na vida escolar / familiar, do Agrupamento de Escolas de Aradas.
Trata-se de uma associação sem fins lucrativos que desenvolve as suas actividades a título de voluntariado dos seus órgãos sociais, contando atualmente com duas funcionárias efetivas. Trata-se assim de uma Associação juridicamente e fiscalmente organizada.
Desta forma apresenta relatórios de todas as suas actividades e contas, e anualmente convoca a Assembleia Geral de Sócios para a sua análise e aprovação
A mesma desenvolve entre outras actividades a Componente de Apoio á Família (C.A.F.) seja na valência de prolongamento como nas interrupções letivas.
Assim cabe a APAR representar junto das entidades oficiais um universo de cerca de 900 alunos.
A APAR é ainda parceira do Agrupamento de Escolas Dr.Mário Sacramento, no empreendimento de projetos da vida escolar, assim com participa nos demais Órgãos Educativos e Autárquicos, tentando sempre a aproximação da comunidade educativa e social aos interesses dos alunos e respetivos Encarregados de Educação.
E-mail: apar.geral@gmail.com
Website: www.apar.com.pt



Copyright © Junta de Freguesia de Aradas 2018