GASTRONOMIA | ALOJAMENTO
GASTRONOMIA

Temos na Freguesia vários estabelecimentos comerciais de restauração que evidênciam as tradições gastronómicas de Aveiro que devem-se, em boa parte, aos paladares adocicados daqueles que, ao longo do tempo, foram cozinhando as receitas que agora fazem as delícias de residente e visitantes.

Um caso exemplar é o das freiras do Convento de Jesus. Deixaram um legado capaz, já disse alguém, de nos fazer "cantar louvores supremos". São os típicos ovos moles, pois claro.

Símbolo de Aveiro por excelência, são servidos em barriquinhas de madeira decoradas com coloridas pinturas de temática regional ou em revestimento de hóstia imitando formas marinhas.

Percorrendo um pouco mais a doçaria aveirense, encontramos outros legados de conventos religiosos da região de igualmente fazer crescer água na boca.

Deixamos aqui apenas alguns exemplos: raivas, ovos em fio, castanhas doces, bolos de vinte e quatro horas, fatias húmidas, barrigas de freira.

Mas não só em doçaria é rica a gastronomia da região. Os apreciadores da boa mesa podem regalar-se com pratos de carne e de peixe, sobretudo deste último, fruto dos bem apaladados pratos dos pescadores que povoaram, e ainda povoam, este litoral lusitano.

Comecemos pelas receitas de peixe. As sugestões são a caldeirada de enguias ou as enguias de escabeche, a raia em molho pitau, as espetadas de mexilhão e as caldeiradas de vários peixes da Ria e do mar.

Quanto às carnes, prove que não se arrepende o suculento carneiro à lampantana (assado na caçoila de barro preto), o estaladiço leitão assado, a chanfana de borrego ou de cabrito, o chouriço com grelos ou, ainda, uns apetitosos rojões.

Alguns pratos típicos de Aveiro:
Sopa de Enguias, Papas Laberças, Bola de sardinha, Bolos de bacalhau, Bolos de Petinga, Bacalhau de Escabeche, Enguias de escabeche, Espetadas de mexilhão, Filetes de sardinha, Petinga frita, Arroz de bacalhau, Arroz de enguias, Arroz de mexilhão, Arroz de sardinha, Caldeirada de enguias, Carapau limado, Chicharro de par, Fritada de peixe da ria, Petinga de alhada, Raia de Pitau, Pratos de Caras, Línguas e Sames de Bacalhau e Ovos Moles

ALOJAMENTO

Para melhor acolher todos os que nesta Freguesia queiram pernoitar ou visitar, a Freguesia dispõe de uma residencial com boa capacidade e com excelentes condições. Relaxe no campo tranquilo, a apenas 7 km do centro da cidade de Aveiro.