ASSOCIAÇÕES
Não descurando esta importante área de acção, esta Freguesia tem ao dispor dos seus habitantes as seguintes Associações culturais e recreativas:

ESCOLA DE MÚSICA DA QUINTA DO PICADO:
A escola de música da Banda da Quinta do Picado, foi fundada em 10 de Dezembro de 1974, pelo Senhor José Balseiro, que viria a ser o primeiro maestro da Banda, pelo Sr. António da Rocha Gomes e pelo Sr. Manuel Rodrigues de Paiva Júnior.
Um ano mais tarde, a Banda de música faz a sua primeira apresentação pública, então com 16 músicos. Estes músicos eram oriundos dos lugares da Quinta do Picado, Quintas e Aradas.
O número de alunos da escola de música foi aumentando ao longo dos anos, e por conseguinte o número de elementos da Banda também. Aos poucos, a Banda de Música foi sendo conhecida pelos lugares limítrofes, começando a ser solicitada para participar nas festividades destas povoações. Também começam a chegar à Banda músicos de outros lugares, nomeadamente de Ílhavo, Moitinhos, Bonsucesso, Salgueiro, São Bernardo, Verdemilho, Nariz, Taipa, Póvoa do Valado, Costa do Valado.
Actualmente a Banda conta no activo com 50 músicos, que tem levado a sua música a diversos pontos do nosso país, principalmente na região norte e centro.
CORAL DE SÃO PEDRO DE ARADAS:
O Coral de São Pedro de Aradas foi formalmente constituído em associação por escritura pública de 9 de Maio de 1997, tendo feito a sua apresentação oficial a 21 de Junho do mesmo ano. Tem organizado regularmente três concertos por ano na freguesia: Concerto de Boas Festas, Concerto de Aniversário e Concerto do Padroeiro, participando igualmente nos Encontros de Coros de Natal e das Festas do Município de Aveiro, actuando ainda em diversas freguesias do Concelho.
O seu repertório, bastante diversificado, vem-se pautando pela apresentação de peças de reconhecido valor artístico, desde a renascença até à música contemporânea, erudita ou tradicional, tanto profana como sacra.
Fazem ainda parte da Associação o Coral dos “Pequenos Cantores” com cerca de 30 crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 16 anos, e o Grupo de Música Antiga “Concentus Allavarium” que tem por objectivo a execução da música ibérica dos séc. XV e XVI, utilizando réplicas de instrumentos e indumentária da época.
Desde Outubro de 2000 a Associação está inscrita no RNAJ (Registo Nacional de Associações Juvenis) do Instituto Português da Juventude. É director artístico do Coral adulto e igualmente sócio fundador da associação, o professor Manuel Sarrico.
A.C.A.D. - ASSOCIAÇÃO CULTURAL DE ARADAS:
Dedica-se à cultura e ao desporto; promove cursos de diversas artes; teve em funcionamento uma oficina de expressão dramática, chamada “Ilusões & Limitadas”; promove seminários de teatro; edita duas revistas e a agenda cultural do concelho de Aveiro; tem uma biblioteca.
ASSOCIAÇÃO MAIS BONSUCESSO:
Associação Mais Bonsucesso «Ideias Convida», cujo objecto social consiste na promoçáo de actividades culturais, desportivas e recreativas, da Freguesia.
A.D.A.C. - ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DO CAROCHO:
Foi criada para desporto e Cultura. Esteve inactiva durante alguns anos.
AGRUPAMENTO DE ESCUTAS n.º1157 - ARADAS:
Temos na Freguesia, mais de 100 crianças afectas a este projecto, contribuindo para a sua formação cultural e civica.
ASSOCIAÇÃO DE CRIADORES DE RAÇA MARINHOA:
Associação sedeada na Quinta da Medela em Verdemilho, onde este bovino é alimentado à base de pastagens e, ainda hoje, usado nos trabalhos agrícolas. Actualmente, existem cerca de 4 mil animais de raça marinhoa, predominantemente na região ribeirinha dos campos do Baixo Vouga Lagunar, como a Murtosa, Estarreja, Aveiro e Albergaria-A-Velha.
A raça bovina marinhoa já se encontra certificada com a 'Denominação de Origem Protegida', o que obriga que a carne seja produzida pelas regras estipuladas no caderno de especificações. A carne foi posta há dois anos à venda em diversos talhos da região.
Encontram-se recenseados cerca de 2500 produtores. As explorações são efectivos de muito pequena dimensão (1 a 2 vacas por exploração) e frequentemente utilizados para trabalho.
ASSOCIAÇÃO DE PRODUTORES DE OVOS MOLES DE AVEIRO:
Praceta Ílhavo | Mercado Santiago - Loja AA | Aradas | 3810-145 AVEIRO | Tele.: (+351) 234428829 | Fax.: (+351) 234423076 | E-mail: apoma@sapo.pt | Site: http://www.apoma.pt