Lugares a Visitar


LUGAR DE ARADAS


Capela de Aradas - A atual Capela, construída na segunda metade do Século XX, substituiu a antiga Capela de São Sebastião que existiu desde 1734 até então na Rua Direita de Aradas, que foi destruída por ruina.

Parque do Eucalipto - Arvoredo, percurso pedonal e duas fontes, concluído pelo Executivo em 2013.

Funceramics - A Funceramics é um conceito inovador de recuperação de um antigo espaço industrial, reorientado para uma finalidade essencialmente lúdica e didáctica. Dos locais a visitar em Aveiro, a Funceramics cumpre o seu papel fundamental de divulgação cultural da Olaria de Aradas, paralelamente às tradições gastronómicas, com os ovos-moles em destaque, e a cultura da ria de Aveiro com os tradicionais passeios de Moliceiro.

Centro Comercial das Glicínias - O Centro Comercial Glicínias Plaza impõe-se em Aveiro oferecendo aos seus Visitantes um conjunto alargado de cerca de 75 lojas e restaurantes, serviços, marcas e produtos, que o tornam indispensável face às exigências de um estilo de vida atual.


LUGAR DO BONSUCESSO

Escola Sargento Lopes dos Santos - Construída pela chamada Junta Militar (1929/1933) presidida pelo Sargento-Ajudante António Lopes dos Santos. Inaugurada, conjuntamente com um grupo de outros importantes melhoramentos, em 13 de Setembro de 1931.

Capela do Bonsucesso - Foi edificada em 1816 pelos moradores do lugar. Contudo, o estado de ruina a que chegou, levou que em 1890 uma comissão de moradores a fizesse demolir, construindo-se então a Capela actualmente existente.


LUGAR DE QUINTA DO PICADO

Capela da N.ª Sr.ª do Livramento - Data de 1851 e sofreu constantes remodelações ao longo dos tempos. É de invocação a Nossa Senhora da Conceição e apresenta um retábulo em calcário datado do século XVII; os motivos interiores são de talha e em escultura.

Complexo das Piscinas do Carocho - A decisão de construir um Complexo de Piscinas no Carôcho foi tomada pelo Executivo em Outubro de 1989. A obra fez-se e as piscinas entraram em funcionamento em Julho de 1991. O Complexo tem vindo a ser sucessivamente melhorado e é hoje ponto importante de reunião e fruição pela juventude e pelas Famílias no Verão, funcionando como alternativa local das deslocações às praias.


LUGAR DE VERDEMILHO

Igreja Paroquial - Localizada no sítio do Outeirinho, em Verdemilho, data da segunda metade do Século XIX. E, 1980 foi objecto de obras profundas de alargamento e modernização, mantendo contudo a estrutura arquitectónica inicial, com preservação integral da fachada, torre e arco-cruzeiro, de 1866, e a capela-mor, com o seu belo retábulo, de 1881. Dispõe de órgão de tubos. Na Fachada há um nicho com uma imagem em pedra do apóstolo S.Pedro.

Quinta N.ª Sr.ª das Dores - De data incerta, é possivelmente de finais do Séc. XVII ou inícios do Séc. XVIII; foi também ela alvo de muitas alterações, embora tenha conservado alguns traços de inspiração antiga.

Capela S.º João - Atualmente tem a evocação a São João Baptista embora, outrora, tenha sido dedicada a Nossa Senhora da Lomba. A porta principal é rectangular e singela; apresenta um arco cruzeiro ornando–se à sua volta cabecinhas de querubins e assentando no fecho uma pequena escultura da Virgem, onde se encontra uma inscrição datada de 1636).

Quinta da Medela - É constituída por uma casa do século XVII e um portal do século XVIII.

Malhada do Eiró - Ao longo dos Séculos a Malhada do Eirô foi ponto de maior importância económica e social para a Freguesia, como ponto de embarque e desembarque das pessoas que se deslocavam entre o Norte e o Sul, que faziam o trajecto entre Aveiro e Ovar de barco e ponto de carga e descarga de mercadorias. Também era o ancoradouro dos numerosos barcos da freguesia que se dedicavam às tarefas da ria, desde a pesca ao amanho das marinas de sal – actividade que já perdeu a antiga vitalidade por finais do Séc. XX.



Copyright © Junta de Freguesia de Aradas 2018