Notícias

Freguesia de Aradas | Mandato 2025-2029

Freguesia de Aradas

Mandato 2025-2029

Presidente da Junta de Freguesia
Catarina Barreto
Executivo:
Sandra Sindão , Ricardo Nascimento, Sara Ferreira e Vitor Tavares
Mesa da Assembleia de Freguesia
Vitor Silva (Presidente)
Claudia Pinho
Virgília Almeida
Na sequência do ato eleitoral de dia 12 de Outubro e das sessões de instalação , foram eleitos os órgãos da Freguesia de Aradas, para o mandato 2025-2029.
20.11.2025

Campeonato Nacional

Parabéns ao aradense Rúben Santos, que se sagrou Campeão Nacional de Karaté na categoria -52Kg 🥇
O Rúben, do Sporting Clube da Vista Alegre (SCVA), conquistou este fim de semana o título de Campeão Nacional de Kumite na categoria -52Kg, durante o Campeonato Nacional de Karaté, que decorreu em Matosinhos nos dias 8 e 9 de novembro.
O Rúben pratica Karaté há 6 anos e alcançou este feito notável na sua terceira participação no Campeonato Nacional, demonstrando uma vez mais o seu talento, dedicação e espírito competitivo.
Esta conquista representa não só um marco importante na carreira desportiva de Rúben, mas também o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo mesmo e pelos seus treinadores ao longo dos últimos anos.
13.11.2025

Tesouros Arqueológicos em Aradas!

📜 Tesouros Arqueológicos em Aradas! ⚒️
Na zona do Crasto, em Verdemilho (Freguesia de Aradas), foram descobertos artefactos arqueológicos com cerca de 5000 anos, pertencentes a uma povoação do Calcolítico (c. 3000 a.C.), durante as obras do Pólo da Universidade de Aveiro(2012).
Entre os achados encontram-se:
🗡️ Três lanças e uma faca de dois gumes, testemunhos notáveis da metalurgia pré-histórica;
✨ Uma peça decorativa única em Portugal, com paralelo apenas na Andaluzia (Espanha) — um achado extraordinário que reforça a importância histórica da nossa região.
Este trabalho foi realizado pelo arqueólogo Paulo Morgado e montado pela Dra. Isabel Pereira, revelando mais um capítulo fascinante da história de Aradas e de Aveiro.
📍 Crasto – Verdemilho, Freguesia de Aradas
12.11.2025

COMUNICADO À POPULAÇÃO

COMUNICADO À POPULAÇÃO
A Junta de Freguesia de Aradas informa que, até ao momento, não foi ainda possível constituir o Órgão Executivo resultante das últimas eleições autárquicas, encontrando-se a freguesia limitada ao regime de gestão corrente desde 12 de outubro.
Recordamos que a lista mais votada foi a da Aliança com Aveiro – Aradas, que obteve uma diferença aproximada de cerca de 600 votos em relação à segunda força política, expressando de forma clara a vontade dos Aradenses quanto à continuidade do projeto em curso.
Contudo, a inviabilização sucessiva da formação do Executivo tem impedido o funcionamento pleno da Junta, afetando os fins culturais, sociais e desportivas, bem como o apoio às associações, instituições e grupos que diariamente trabalham com e para a comunidade.
Esclarece-se ainda que:
• O processo relacionado com alegações de assédio encontra-se a ser analisado pela entidade competente, aguardando-se decisão fundamentada, como é devido.
• Toda a documentação cuja consulta foi autorizada pelo Tribunal foi disponibilizada. As fotocópias encontram-se emitidas, aguardando apenas o levantamento e pagamento devido por quem as solicitou.
• A Junta de Freguesia está, como sempre esteve, disponível para quaisquer auditorias ou fiscalizações. Ao longo dos últimos anos, Aradas foi alvo de diversos processos de escrutínio por diferentes entidades públicas, tendo sido todas as participações arquivadas.
O que está em causa não é uma divergência política comum, mas sim o normal funcionamento da freguesia, a continuidade de projetos essenciais e o respeito pela vontade democraticamente expressa pelos Aradenses.
A Junta de Freguesia de Aradas reafirma a sua total disponibilidade para a construção de uma solução que permita restabelecer a estabilidade governativa, assegurar o pleno exercício das funções e continuar a trabalhar em prol da comunidade.
Aradas merece estabilidade, respeito institucional e capacidade de continuar a crescer.
Continuaremos a agir com responsabilidade, transparência e dedicação ao serviço público.
08.11.2025

189. Aniversário | 6 de Novembro de 2025

✨6 de Novembro de 2025✨
A Freguesia de Aradas cumpre hoje o seu 189. Aniversário.
Mas, quem SOMOS?
🖌️História e Origens
O topónimo “Aradas” foi inicialmente “Heerada” e depois “Arada“, a que se juntou um “s” paragónico*. Muito se tem discutido quanto ao seu significado pois se, para alguns autores, “Arada” é significativo de “terras aradas“, outros defendem que “Herada“, topónimo inicial, e indicativo de “local coberto de heras“, na altura da sua denominação, o que parece prova suficiente da incultura (não total) dominante.
A antiguidade da povoação deste território é certamente muito anterior ao século XII, podendo supor-se da arqueologia das imediações que deve atingir épocas pré-romanas. Através da toponímia local pode deduzir-se como se encontrava parte do território que actualmente constitui a freguesia de Aradas, antes da nacionalidade: “Heradas“, “Cardosas“, “Amedas“, ou seja, povoada de heras, de cardos, de amieiras, ao que há a juntar o nome “villa de milho” (Milio), hoje povoação de Verdemilho (etimologia popular).
Na segunda metade do século XII, documentos da época provam que o Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra possui neste lugar alguns haveres, porque em 1166 cedeu ao Conde D. Gomes Pais “de Silva”, para este lhe permitir a posse incontestada de outros lugares algures, e meio casal em Verdemilho, que pertencera a um Mendo Oséviz (Eusébiz ou Eusébio), certamente o doador ao mosteiro: “unum medium casalem quit fuit de Menendo Oseviz in villa de Milio“.
Sobre a história de “Heerada“, há a notar a posse do lugar por Diogo Mendes que, em 1181 o doou, com a sua igreja de S. Pedro, ao Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra. Devido a esta doação, o senhorio era dos crúzios, representado não pelo Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, mas pelo convento da Serra do Pilar (Vila Nova de Gaia), filial do primeiro, tendo o vigário a renda anual de 150 mil reis. Já foi Vila e Concelho, e pertenceu á comarca de Esgueira e ao Bispo de Coimbra. Só posteriormente passou para Aveiro.
Aradas é uma das sete freguesias urbanas da cidade de Aveiro. Dista da sede concelhia aproximadamente três quilómetros e está limitada pelas suas congéneres de Glória, S. Bernardo e Oliveirinha, do concelho de Aveiro, e pela freguesia de Ílhavo (S. Salvador), do concelho com o mesmo nome. Fazem parte da freguesia os lugares de Aradas, Verdemilho, Bonsucesso e Quinta do Picado.
Datas relevantes:
1131 (Março) – Época de D. Afonso I, “Jacob Mendes”, doou em testamento ao mosteiro de S.ta Cruz de Coimbra, Aradas;
1181 (Agosto) – Os Crúzios de Coimbra, tornam Aradas Concelho, através da concessão de Foral; Verdemilho, Bonsucesso e Quinta do Picado pertenciam ao Concelho de Ílhavo;
1700 – Aradas, passou a pertencer ao Mosteiro da Serra do Pilar, juntamente com os Casais de Ílhavo;
1836 (6 de Novembro) – Aradas, foi suprimida como Concelho e incorporada no Concelho de Aveiro, juntamente com Verdemilho, Bonsucesso e Quinta do Picado;
1973 – Em 26 de Abril de 1973, com a promulgação do decreto n.º 215/73, publicado no Diário do Governo, I Série, nº110, de 10 de Maio de 1973, que fixou obrigatoriamente o nome “Aradas”, tanto para a freguesia como para o lugar que dela faz parte.
🖋️Assinalamos esta data, partilhando imagens das Comemorações do Aniversário da Freguesia, nos anos anteriores, recordando a nossa Aradas, a sua longa e honrosa História!
06.11.2025

Atos de Vandalismo na Freguesia de Aradas

‼️Atos de Vandalismo na Freguesia de Aradas‼️
O Executivo em funções lamenta os atos de vandalismo que danificaram o património da Junta de Freguesia de Aradas e dos seus Eleitos, nas últimas semanas.
‼️Na madrugada do dia seguinte ao dia das Eleições Autárquicas, dia 13 de Outubro, a carrinha da Junta de Freguesia, apareceu com o pneu dianteiro danificado, completamente cortado.
‼️No final da cerimónia da Tomada de Posse, dia 24 de Outubro , o carro pessoal da Senhora Presidente que se encontrava estacionado no parque reservado à Junta de Freguesia, apareceu com a porta lateral riscada, de forma profunda, com um objeto pontiagudo.
‼️Este fim-de-semana, apareceu com grafitis os vidros dos Tanques de Aradas (obra concluída em finais de setembro de 2025) , bem como o Parque Intergeracional do Largo Coração de Maria (requalificado este ano ) e o muro do Cemitério, pintado em Julho deste ano.
Lamentamos este atos que danificam o património que é de TODOS e que atingem o património pessoal dos Eleitos pelo Povo de Aradas, praticados quando os mesmos se encontram no exercício das suas funções e em espaço da Junta de Freguesia.
Pedimos a todos que ajudem a cuidar o património que é de TODOS e que se promova o respeito por TODOS!
04.11.2025