O Coral de São Pedro de Aradas foi formalmente constituído em Associação por escritura pública de 9 de Maio de 1997, tendo feito a sua apresentação oficial a 21 de Junho do mesmo ano. Organiza três concertos por ano na freguesia: Concertos de Boas Festas, de Aniversário e do Padroeiro, participando igualmente nos Encontros de Coros de Natal e das Festas do Município de Aveiro, atuando ainda sistematicamente em diversas freguesias do Concelho.
Neste curto espaço de tempo participou já em mais de duas centenas de concertos, tendo atuado em quase todos os Distritos do País. Em Setembro de 1998 recebeu o Coro de Câmara de Lobos, da região autónoma da Madeira, tendo-se deslocado àquela Ilha em Abril de 2000, onde realizou três concertos. Realizou intercâmbios com coros de várias cidades da vizinha Espanha tais como: La Coruña e O Porriño, na Galiza; Loja e Jaén, na Andaluzia; e Turón, nas Astúrias. Em Outubro de 2006 deslocou-se à região de Toulouse (França), a convite do Ensemble Vocal de Castanet Tolosan onde realizou dois concertos, tendo retribuído essa visita em Abril de 2007.
Em Junho de 2009 voltou a deslocar-se a França, tendo realizado concertos em Bourges e Toulouse. O seu repertório, bastante diversificado, abrange obras da Renascença à época contemporânea, de música erudita ou tradicional, tanto profana como sacra. Em Maio de 2007, aquando das comemorações do seu X Aniversário, apresentou pela primeira vez uma peça Coral-sinfónica, o TE DEUM H 146 de M. A. Charpentier, tendo para tal a colaboração da Filarmonia das Beiras. Esta iniciativa foi continuada nos anos seguintes com a apresentação integral do MAGNIFICAT, SWV 468, de Heinrich Schütz e da CANTATA BWV 147, de Johann Sebastian Bach. Em 2018 apresentou a Via Crucis (LW J33) de Ferenc Liszt.
O grupo, constituído por cerca de 35 elementos, é bastante heterogéneo, quer no que respeita a profissões quer quanto a faixas etárias. Foi declarada a Utilidade Pública do Coral de S. Pedro de Aradas por despacho publicado no Diário da República, 2.ª série – N.º 128 – de 5 de Julho de 2013. Desde a fundação e até Dezembro de 2012 foi seu Director Artístico o professor Manuel Sarrico. A partir de Janeiro de 2013 essas funções passaram a ser exercidas pelo professor Miguel Rodrigues, que cessou funções em Junho de 2015, altura a partir da qual voltou a reassumir a Direção Artística o professor Manuel Sarrico.