COMUNICADO À POPULAÇÃO

08.11.2025
COMUNICADO À POPULAÇÃO
A Junta de Freguesia de Aradas informa que, até ao momento, não foi ainda possível constituir o Órgão Executivo resultante das últimas eleições autárquicas, encontrando-se a freguesia limitada ao regime de gestão corrente desde 12 de outubro.
Recordamos que a lista mais votada foi a da Aliança com Aveiro – Aradas, que obteve uma diferença aproximada de cerca de 600 votos em relação à segunda força política, expressando de forma clara a vontade dos Aradenses quanto à continuidade do projeto em curso.
Contudo, a inviabilização sucessiva da formação do Executivo tem impedido o funcionamento pleno da Junta, afetando os fins culturais, sociais e desportivas, bem como o apoio às associações, instituições e grupos que diariamente trabalham com e para a comunidade.
Esclarece-se ainda que:
• O processo relacionado com alegações de assédio encontra-se a ser analisado pela entidade competente, aguardando-se decisão fundamentada, como é devido.
• Toda a documentação cuja consulta foi autorizada pelo Tribunal foi disponibilizada. As fotocópias encontram-se emitidas, aguardando apenas o levantamento e pagamento devido por quem as solicitou.
• A Junta de Freguesia está, como sempre esteve, disponível para quaisquer auditorias ou fiscalizações. Ao longo dos últimos anos, Aradas foi alvo de diversos processos de escrutínio por diferentes entidades públicas, tendo sido todas as participações arquivadas.
O que está em causa não é uma divergência política comum, mas sim o normal funcionamento da freguesia, a continuidade de projetos essenciais e o respeito pela vontade democraticamente expressa pelos Aradenses.
A Junta de Freguesia de Aradas reafirma a sua total disponibilidade para a construção de uma solução que permita restabelecer a estabilidade governativa, assegurar o pleno exercício das funções e continuar a trabalhar em prol da comunidade.
Aradas merece estabilidade, respeito institucional e capacidade de continuar a crescer.
Continuaremos a agir com responsabilidade, transparência e dedicação ao serviço público.